​Roda de conversa debate violência, raça e mulheres encarceradas - 20/11/2017 00:49:20

Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, o Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá (CRP10) realiza a roda de conversa “Violência, raça e mulheres encarceradas”, no próximo dia 23, às 14h30, na Fase, em Belém. O evento faz parte da apresentação do caderno “Relações Raciais Referências Técnicas do para a atuação de psicólogas (os)”, em Belém e também faz parte da campanha de 16 dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero.
 
A roda de conversa será facilitada por Flávia Câmara, mestre em Psicologia; Anna Lins, Ouvidora de Segurança Pública do Pará; Katia Passos, educadora e pedagoga e Adriana Moraes, especialista e vice-presidente da Comissão de Relações Raciais do CRP10. A programação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail estagio.cotec@crp10.org.br, informando nome completo e profissão.
 
O caderno com as referências técnicas foi produzido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), do Conselho Federal de Psicologia. A publicação já está disponível para ser baixada gratuitamente no site do CFP e também pode ser baixado no site do CRP10, na aba da Comissão de Psicologia e Relações Raciais, que é uma das organizadoras da atividade, ou aqui. A programação do mês da Consciência Negra já realizou dois minicurso, mas ainda traz um cujo tema será “Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no campo da educação”. O encerramento será no dia 07 de dezembro, com debates e apresentações culturais.

A roda também abrange a campanha 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, como proposta da Comissão de Psicologia e Gênero do CRP10, que começa oficialmente em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha foi antecipada para que tivesse um debate racial, pois a mulhjer negra é a maior vítima de feminicídio no país.


 
 

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.

GT de Psicologia, Infância e Juventude realiza reunião de planejamento
02/02/2018
A pauta será o planejamento 2018 e escuta/depoimento especial de crianças e adolescentes.

Minicurso “Relações Raciais Referências Técnicas do para a atuação de psicólogas (os)” no Sistema Único de Saúde”
17/11/2017
As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail estagio.cotec@crp10.org.br, informando nome completo e profissão.