Reunião debate mudanças aprovadas na política de saúde mental - 18/12/2017 00:42:17

Várias instituições se reúnem às 16h, da próxima segunda-feira, 18, na sede da OAB-PA, para discutir estratégias de combate às mudanças aprovadas na política de saúde mental. A reunião é aberta ao público e está sendo convocada pelo Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá, o Movimento de Luta Antimanicomial – Pará, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região, a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - Regional Pará e o Coletivo Norte de Saúde Mental, dentre outras.
 
As medidas foram aprovadas nesta semana por uma Comissão Intergestores Tripartite (que representam municípios, estados e governo federal) contém pontos preocupantes que desfiguram o tratamento realizado atualmente pela Rede de Apoio Psicossocial (Raps) de pessoas com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas. “As mudanças aprovadas representam o fim de uma política que servia de modelo para o mundo e que foi construída ao longo décadas com várias instituições. É necessário um debate amplo para que a sociedade esteja informada sobre as consequências disso", comenta Luiz Romano, presidente do CRP10.
 
Dentre os pontos criticados estão a possibilidade de ampliação de recursos para comunidades terapêuticas, que são instituições que promovem o isolamento de usuários de drogas e cujas ações não têm qualquer comprovação de efetividade na literatura de saúde. Além disso, o plano abre a possibilidade para que o modelo de atenção passe de uma rede comunitária para uma baseada em instituições médico centradas, privadas, que se mostraram ineficientes e violadoras de direitos humanos.
 


AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.