Reunião debate mudanças aprovadas na política de saúde mental - 18/12/2017 00:42:17

Várias instituições se reúnem às 16h, da próxima segunda-feira, 18, na sede da OAB-PA, para discutir estratégias de combate às mudanças aprovadas na política de saúde mental. A reunião é aberta ao público e está sendo convocada pelo Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá, o Movimento de Luta Antimanicomial – Pará, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, o Conselho Regional de Serviço Social 1ª Região, a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais - Regional Pará e o Coletivo Norte de Saúde Mental, dentre outras.
 
As medidas foram aprovadas nesta semana por uma Comissão Intergestores Tripartite (que representam municípios, estados e governo federal) contém pontos preocupantes que desfiguram o tratamento realizado atualmente pela Rede de Apoio Psicossocial (Raps) de pessoas com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas. “As mudanças aprovadas representam o fim de uma política que servia de modelo para o mundo e que foi construída ao longo décadas com várias instituições. É necessário um debate amplo para que a sociedade esteja informada sobre as consequências disso", comenta Luiz Romano, presidente do CRP10.
 
Dentre os pontos criticados estão a possibilidade de ampliação de recursos para comunidades terapêuticas, que são instituições que promovem o isolamento de usuários de drogas e cujas ações não têm qualquer comprovação de efetividade na literatura de saúde. Além disso, o plano abre a possibilidade para que o modelo de atenção passe de uma rede comunitária para uma baseada em instituições médico centradas, privadas, que se mostraram ineficientes e violadoras de direitos humanos.
 


AGENDA
DO CONSELHO


Minicurso “Relações Raciais Referências Técnicas do para a atuação de psicólogas (os)” no Sistema Único de Saúde”
17/11/2017
As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail estagio.cotec@crp10.org.br, informando nome completo e profissão.

Palestra Saúde da População Indígena
19/10/2017
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na hora e local. Participantes recebem certificado digital com a carga horária correspondente.

CRP 10 convoca profissionais para Assembleia Geral Ordinária
18/10/2017
O CRP10 publicou edital de convocação para assembleia geral ordinária a ser realizada no dia 18 de outubro, às 19h, na sede, em Belém.