NOTA DE APOIO - 29/07/2019 00:30:14

O Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP, através da Comissão de Psicologia e Povos Indígenas e Comissão de Psicologia e Direitos Humanos, manifesta sua solidariedade ao povo Wajãpi do estado do Amapá,município de Pedra Branca, pelo assassinato da liderança indígena Emyra Wajãpi praticado por garimpeiros.
Repudiamos qualquer forma de genocídio, e somos contra a apropriação indébita das terras demarcadas. Lamentamos a barbárie que está sendo cometida através dos vários atos de garimeiros que fortemente armados estão aterrorizando desde dia 22 de julho as famílias das várias aldeias que compõem o território do povo Wajãpi. Exigimos investigação e justiça aos responsáveis por tais atos e principalmente a proteção e segurança para os povos indígenas. As terras do povo Wajãpi são demarcadas e essa ação viola os Direitos Humanos e tratados internacionais  assinados pelo governo Brasileiro. Essas ações descumprem a Constituição Federal, a Convenção 1969 da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas e a Declaração dos Estados Americanos sobre os Direitos dos povos indígenas. Exigimos que o Estado cumpra seu papel e os tratados internacionais.

#EmDefesaDosPovosIndigenaseDaAmazonia 
#NenhumaGotaaMaisDeSangueIndigena

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.