Evento do CRP10 marca 11 anos de Lei Maria da Penha - 07/08/2017 00:56:16

O Conselho Regional de Psicologia 10ª Região – Pará/Amapá (CRP10), por meio da Comissão de Psicologia e Gênero, realiza a mesa-redonda “11 anos da Lei Maria da Penha: políticas públicas e perspectivas de prevenção e atenção à violência de gênero”, no próximo dia 11, entre 8h30 e 13h, no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia, em Belém. O evento é aberto ao público, com certificação digital para participantes.
 
Na mesa, estarão Jureuda Duarte Guerra, psicóloga e conselheira do Conselho Federal de Psicologia; Reijjane de Oliveira, juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Pará; Fátima Matos, do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). As inscrições podem ser efetuadas na hora e local do evento.
 
VIOLÊNCIA - Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei 11.340 foi sancionada em 07 de agosto de 2006, com o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da lei de 11.340 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher. A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome para à Lei após ser vítima de violência doméstica por 23 anos. Ela sofreu duas tentativas de assassinato, em 1983. Na primeira, seu marido a deixou paraplégica, após atingi-la com um tiro de arma de fogo. Na segunda, tentou matá-la por eletrocussão e afogamento. O agressor só foi punido 19 anos depois das ocorrências.
 


 

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.

GT de Psicologia, Infância e Juventude realiza reunião de planejamento
02/02/2018
A pauta será o planejamento 2018 e escuta/depoimento especial de crianças e adolescentes.

Minicurso “Relações Raciais Referências Técnicas do para a atuação de psicólogas (os)” no Sistema Único de Saúde”
17/11/2017
As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail estagio.cotec@crp10.org.br, informando nome completo e profissão.