CRP 10 se manisfesta em favor da Educação brasileira! - 14/05/2019 00:52:13

Em defesa da Educação! Em defesa do futuro das crianças e juventude da Amazônia!
 
       Vivemos a beira de uma verdadeira tragédia na Educação Pública Brasileira. O presente e o futuro do Brasil e da Amazônia dependem da qualidade da Educação em todos os níveis de ensino e o Estado tem o dever de oferecer educação gratuita para todas (os). Está garantido na constituição de 1988.
     A Universidade pública brasileira é uma realidade construída com o trabalho de gerações de brasileiros (as) um patrimônio que deve ser preservado e cuidado. Nos causa profunda indignação a chantagem orçamentária que tem sido imposta e implementada às Universidades e Instituições Públicas de Ensino Superior.
      As Instituições Federais de Ensino Superior são responsáveis pelos melhores cursos de graduação e pós-graduação e a maior parte da pesquisa científica e tecnológica do Brasil e da nossa região Amazônica. No Brasil, mais de 90% das pesquisas são feitas Em UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS PÚBLICOS GRATUITOS. São essas instituições que movimentam efetivamente o país e nossa reunião contribuindo na formação e desenvolvimento regional.      São elas as grandes responsáveis para fornecer à sociedade os mais diferentes profissionais que atuarão de forma competente e eficiente nos mais diferentes ramos da ciência entre os quais os profissionais de psicologia.
A verba federal para a Educação destinada ao Ensino Superior (universidades, institutos e agencias de fomento) era de 38,1 bi em 2014 (ajustado pela inflação). Desde a crise iniciada em 2015, perdeu mais de 5 bilhões, cerca de 3% a cada ano.
    Mesmo com os cortes, as universidades continuaram a ampliar vagas, o que ocorre desde 2002, quando tinham menos da metade dos alunos atuais. Esse esforço é parte do Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014), que determina que até 2024 metade dos jovens brasileiros estejam na universidade, uma lei que este governo indica não estar disposto a cumprir.
     Nem um país do mundo cresceu ou se desenvolveu sem investir em educação!
  Nem um país do mundo conseguiu tirar sua população da miséria e da pobreza sem realizar GRANDES INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO!
DAS 50 MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS, 45 SÃO PÚBLICAS!
DAS 50 MELHORES UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA, 15 SÃO UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS!
    Não iremos conseguir dar um futuro para a diversidade social da Amazônia com os vários povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores entre outros vários e conseguir dar um futuro melhor para nossas crianças e juventude  livre da pobreza e da violência, sem investimentos na educação, sem garantir que a educação seja para todas (os) e para a inclusão social da diversidade de povos que habitam a Amazônia.
DEFENDEMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA.
NÃO AO CORTE DE VERBAS!

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.