​Aborto é tema de seminário em Belém - 25/09/2017 00:24:20

O Conselho Regional de Psicologia 10ª Região- Pará/Amapá (CRP10) em parceria com movimentos feministas e entidades de defesa dos direitos das mulheres e direitos humanos no Pará promove o seminário “Aborto: uma questão de saúde pública”, na próxima quarta-feira, 27, de 14h30 às 18h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção-PA, em Belém (Praça Barão do Rio Branco, nº93, Campina). O evento é aberto ao público e antecede a virada feminista que vai ser realizada em todo o país e que marca o Dia de Luta Pela Descriminalização e legalização do Aborto na América Latina e Caribe, celebrado no dia 28 de setembro.

As inscrições podem ser efetuadas na hora e local. Participantes recebem certificado digital. “Precisamos fazer um debate amplo com a sociedade sobre o aborto. Mais ainda neste momento em que um direito assegurado para algumas situações, desde 1940 está sendo colocado em risco no Congresso Nacional. Há a possibilidade de proibição do aborto, mesmo nos casos de estupro e quando há risco para a saúde da mulher”, comenta Eunice Guedes, presidente da Comissão de Psicologia e Gênero, do CRP10.
 
O seminário faz parte do processo de mobilização nacional em defesa dos direitos das mulheres, com mais de 100 movimentos feministas e entidades parceiras, como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) que lançaram o Alerta Feminista, um manifesto da Frente Nacional pela Descriminalização e Legalização do Aborto para chamar a atenção da sociedade civil e de combater Projetos de Leis (PLs) e Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que visam impedir a interrupção da gravidez, inclusive nos casos já permitidos por lei no Brasil.
 
A programação ainda traz a segunda edição da Virada Feminista Online #PrecisamosFalarSobreAborto, nos dias 27 e 28 de setembro. No Pará, além do CRP10, participam da programação, o Movimento de mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA, Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Morais (Gepem), Núcleo de Estudos Interdisciplinares de violência na Amazônia (Neiva), Centro de Defesa e Estudos de Negros e negras do Pará (Cedenpa), Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira - Campo e Cidade-MMTA-CC, Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia, Nós, mulheres – Pela Equidade de gênero Etnicorracial,  Grupo de Mulheres Brasileiras – GMB, Comissão Direitos Humanos Ordem dos Advogados do Brasil/ PA, Comissão da Mulher Advogada da  Ordem dos Advogados do Brasil/ PA, Instituto Paulo Fonteles, Movimento e Articulação de Mulheres do Pará – MAMEP, Fase Amazônia, Coletivo Rosas de Março, FMAP, Juntas, Mais, Slam Dandaras do Norte Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Marcha Mundial de Mulheres, Setorial de Mulheres do PSOL e CUT.


 

AGENDA
DO CONSELHO


Palestra Saúde da População Indígena
19/10/2017
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na hora e local. Participantes recebem certificado digital com a carga horária correspondente.

CRP 10 convoca profissionais para Assembleia Geral Ordinária
18/10/2017
O CRP10 publicou edital de convocação para assembleia geral ordinária a ser realizada no dia 18 de outubro, às 19h, na sede, em Belém.

Reunião "O Fazer da Psicologia na Assistência Social"
09/09/2017
O objetivo é de fomentar as discussões sobre o tema e analisar a possibilidade de criação de um grupo de trabalho específico.