​Aborto é tema de seminário em Belém - 25/09/2017 00:24:20

O Conselho Regional de Psicologia 10ª Região- Pará/Amapá (CRP10) em parceria com movimentos feministas e entidades de defesa dos direitos das mulheres e direitos humanos no Pará promove o seminário “Aborto: uma questão de saúde pública”, na próxima quarta-feira, 27, de 14h30 às 18h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção-PA, em Belém (Praça Barão do Rio Branco, nº93, Campina). O evento é aberto ao público e antecede a virada feminista que vai ser realizada em todo o país e que marca o Dia de Luta Pela Descriminalização e legalização do Aborto na América Latina e Caribe, celebrado no dia 28 de setembro.

As inscrições podem ser efetuadas na hora e local. Participantes recebem certificado digital. “Precisamos fazer um debate amplo com a sociedade sobre o aborto. Mais ainda neste momento em que um direito assegurado para algumas situações, desde 1940 está sendo colocado em risco no Congresso Nacional. Há a possibilidade de proibição do aborto, mesmo nos casos de estupro e quando há risco para a saúde da mulher”, comenta Eunice Guedes, presidente da Comissão de Psicologia e Gênero, do CRP10.
 
O seminário faz parte do processo de mobilização nacional em defesa dos direitos das mulheres, com mais de 100 movimentos feministas e entidades parceiras, como o Conselho Federal de Psicologia (CFP) que lançaram o Alerta Feminista, um manifesto da Frente Nacional pela Descriminalização e Legalização do Aborto para chamar a atenção da sociedade civil e de combater Projetos de Leis (PLs) e Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que visam impedir a interrupção da gravidez, inclusive nos casos já permitidos por lei no Brasil.
 
A programação ainda traz a segunda edição da Virada Feminista Online #PrecisamosFalarSobreAborto, nos dias 27 e 28 de setembro. No Pará, além do CRP10, participam da programação, o Movimento de mulheres do Nordeste Paraense – MMNEPA, Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Morais (Gepem), Núcleo de Estudos Interdisciplinares de violência na Amazônia (Neiva), Centro de Defesa e Estudos de Negros e negras do Pará (Cedenpa), Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira - Campo e Cidade-MMTA-CC, Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia, Nós, mulheres – Pela Equidade de gênero Etnicorracial,  Grupo de Mulheres Brasileiras – GMB, Comissão Direitos Humanos Ordem dos Advogados do Brasil/ PA, Comissão da Mulher Advogada da  Ordem dos Advogados do Brasil/ PA, Instituto Paulo Fonteles, Movimento e Articulação de Mulheres do Pará – MAMEP, Fase Amazônia, Coletivo Rosas de Março, FMAP, Juntas, Mais, Slam Dandaras do Norte Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Marcha Mundial de Mulheres, Setorial de Mulheres do PSOL e CUT.


 

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.

GT de Psicologia, Infância e Juventude realiza reunião de planejamento
02/02/2018
A pauta será o planejamento 2018 e escuta/depoimento especial de crianças e adolescentes.

Minicurso “Relações Raciais Referências Técnicas do para a atuação de psicólogas (os)” no Sistema Único de Saúde”
17/11/2017
As inscrições podem ser solicitadas pelo e-mail estagio.cotec@crp10.org.br, informando nome completo e profissão.