Emissão de Carteira

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, você conta com uma equipe administrativa para receber a sua solicitação.

Para obter a Carteira de Indentidade Profissional de Psicólogo (a) – CIP é necessário apresentar os seguintes documentos:

Três (3) fotos 3×4 (iguais e recentes);
Diploma de Formação de Psicólogo (cópia frente e verso) ou certificado de colação de grau;
RG
CPF;
Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral, que pode ser retirada no site do TRE do seu Estado (Links úteis: TRE – Pará, TREs de outros Estados).
Comprovante de residência atual (que pode estar no próprio nome, nome dos pais ou nome o cônjuge. No caso de imóvel alugado, é necessário cópia do contrato de locação com o nome do proprietário do imóvel, autenticado em cartório) ;
Certificado de reservista (para o sexo masculino);
Certidão de casamento ou averbação (para o sexo feminino, se for o caso).

O processo de inscrição dura, em média, de 15 a 30 dias, uma vez que passará pela análise e parecer da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF, em seguida, pela aprovação da Plenária. A Reunião do Plenário ocorre quinzenalmente, sendo obrigatória para conhecimento e deliberação do Plenário. Também se faz necessário e, é obrigatório, assistir Sessão Solene de Entrega de Carteira onde ocorre uma palestra da Comissão de Fiscalização do CRP com orientações indispensáveis à ação profissional.

Para os casos de 2ª via (roubo ou extravio) faz-se necessário emissão de Boletim de Ocorrência que pode ser feito no site da Delegacia Virtual acompanhado com uma solicitação de 2ª via. Caso de CIP danificada enquadra-se em extravio. Há taxa para este procedimento, confira em nossa tabela de Taxas e Emolumentos.

Para casos de troca de nome em função de casamento, separação ou troca simples se faz necessário a averbação da justiça. Há taxa para este procedimento, confira aqui.

Informações sobre INSCRIÇÃO, TRANSFERÊNCIA, CANCELAMENTO e REATIVAÇÃO de Pessoa Física e Jurídica, visite nossa Página de Orientações.

Todas as informações contidas aqui podem ser verificadas no site Conselho Federal de Psicologia – CFP.

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.