COMISSÃO DE PSICOLOGIA E POVOS INDÍGENAS

         Considerando as especificidades do território do Conselho Regional de Psicologia 10° Região (CRP-10) nos Estados do Pará e Amapá, um dos principais desafios emergentes para atuação profissional da psicologia, passa pelas questões relativas aos Povos Indígenas. As (Os) psicólogas (os) atuando em diversos campos se deparam com demandas de sujeitos e coletivos indígenas, com características socioculturais diversas, que precisam ser consideradas determinantes aos processos de acompanhamento psicológico, públicos ou privados.
          Associado ao contraponto da carência de espaços de debate e produção de conheci-mento sobre esses temas, o profissional de psicologia carece de informações e orientações técnicas que possibilitem subsídios às suas práticas de atuação, nesse sentido, entendemos como tarefa prioritária deste Conselho Regional de Psicologia, ocupar-se da criação de estratégias de orientação das práticas da psicologia com povos indígenas. 
         No âmbito do CRP 10° Região, em outubro de 2013 foi criado a Comissão de Psicologia e Povos Indígenas (GTPPI), composto por psicólogos, profissionais de saúde e demais interessados no debate das articulações entre psicologia e populações indígenas. Inicialmente pensado como espaço de debate e articulação de idéias sobre saúde indígena, com o passar do tempo passou a promover eventos e encontros de formação voltados ao tema de forma ampliada e complexa, contando também com público externo ao CRP-10.

 
 

AGENDA
DO CONSELHO


Roda de conversa "Um olhar sobre a interdisciplinaridade no Creas"
03/03/2018
O evento é gratuito e aberto a quem tem interesse pelo tema.

Reunião "Ano da formação em Psicologia: propostas para as novas diretrizes curriculares da graduação em Psicologia"
28/02/2018
A reunião é gratuita e aberta.

Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias"
16/02/2018
Estão abertas as inscrições para a Roda de Conversa "Fevereiro de todas as cores. Saúde mental de todos os dias", que será realizada no dia 16 de fevereiro, das 9h às 12h, na Escola de Administração Penitenciária, em Belém.